1.
O processo de formação dos solos ocorre através da desagregação das rochas e minerais. Esse processo recebe o nome de:
2.
Os solos tropicais são conhecidos por serem naturalmente ácidos, isto é, possuírem um pH abaixo de 7, em razão do alto grau de intemperização. A afirmação anterior é:
3.
O sistema de plantio direto (SPD) proporciona mudanças consideráveis nas dinâmicas de nutrientes do solo. As principais delas, que envolvem a química do solo, são:
4.
Dos fatores que influenciam a química do solo, a matéria orgânica possui um papel de extrema importância. Seu principal benefício é o poder tampão, podendo ser usada na neutralização da acidez dos solos. A afirmação anterior é:
5.
Nos solos ocorrem diversas reações químicas que auxiliam na manutenção dos ecossistemas. Assinale as afirmações verdadeiras:
I - O ciclo do nitrogênio é composto por um conjunto de reações químicas que resultam na fixação do nitrogênio no solo.
II - O ciclo do carbono é composto por um conjunto de reações químicas que resultam na fixação de dióxido de carbono no solo (CO2).
III - A troca iônica é uma reação química na qual íons são trocados entre a solução do solo e a matéria orgânica.
6.
Quais dos impactos ambientais abaixo podem afetar a química do solo?
7.
A análise da química do solo é sempre fundamental para as tomadas de decisões agrícolas. O que a análise química não consegue identificar?
8.
A salinização dos solos é um fenômeno em que a evaporação da água supera sua retenção, resultando no acúmulo de sais na camada superficial do solo. Como esse fenômeno pode afetar a química do solo?
9.
Um dos principais componentes dos solos são os nutrientes. Qual dos seguintes grupos de elementos constituem os macronutrientes?
10.
Qual é o efeito da aplicação de nutrientes em excesso?